Sua fonte de notícias diárias

Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 31 de Outubro 2025

Geral

Chuva e queda de temperatura: chegada de frente fria muda o tempo na metade Sul do Paraná

De acordo com o Simepar, sistema trará chuvas entre a tarde e a noite de quinta no Oeste e Sudoeste, e na sexta nos Campos Gerais e RMC.

Portal MB News
Por Portal MB News
Chuva e queda de temperatura: chegada de frente fria muda o tempo na metade Sul do Paraná
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No fim de semana, o destaque fica pelas baixas temperaturas e pouca amplitude térmica desde o Oeste até a faixa Leste. Em Curitiba, a máxima ficará em 12°C no sábado.

Uma frente fria que se formou na altura do Rio Grande do Sul começa o deslocamento em direção ao Paraná nesta quinta-feira (04).

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), esse sistema trará chuva entre a tarde e a noite da quinta nas faixas Oeste e Sudoeste, e na sexta (05) nos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Leia Também:

As temperaturas vão cair até 10°C, principalmente na região Leste.

Na quarta-feira (03) as temperaturas chegaram a 36°C em Capanema e 35,7°C em Loanda. Nesta quinta, no Norte Central, Norte Novo e Norte Pioneiro, principalmente na região de Maringá, de Paranavaí e também Londrina, as temperaturas continuam altas, podendo ultrapassar os 30°C.

Já na região Sul do Paraná e na fronteira com países vizinhos, os termômetros não chegarão a 20°C durante a tarde. 

“Juntamente com o avanço desta frente fria, a nebulosidade aumenta bastante em todo o Paraná, principalmente a nebulosidade mais alta, mas isso não impede que as temperaturas se elevem nos Campos Gerais e também na RMC ao longo desta quinta.

Nessas regiões, o tempo só muda na madrugada de sexta-feira, com queda nas temperaturas e também atuação de instabilidades”, explica o meteorologista do Simepar, Leonardo Furlan.

CHUVAS – Com relação às chuvas, elas terão maior intensidade no Oeste, no Sudoeste e no Centro-Sul do Estado, onde podem acontecer algumas trovoadas localizadas.

As instabilidades também atuam ao longo da sexta-feira na faixa central, nos Campos Gerais e na RMC, com chuvas na maior parte das cidades de fraca intensidade.

“Podem ocorrer chuvas de moderada intensidade e até mesmo algumas trovoadas bastante localizadas nestas regiões.

Em toda a metade Sul do Estado as chuvas ocorrem de forma um pouco mais abrangente e podem ultrapassar os 50 milímetros de quinta até o sábado”, ressalta Furlan.

FIM DE SEMANA – No sábado as instabilidades se intensificam da faixa central para o Leste do Paraná, com fraca e moderada intensidade, mas de forma persistente.

O destaque fica pelas baixas temperaturas e pouca amplitude térmica na metade sul, desde o Oeste até a faixa Leste. As temperaturas mínimas e as máximas sofrem pequena alteração durante o dia. 

Foz do Iguaçu, que amanheceu com 20,8°C nesta quinta, deve chegar aos 25°C durante a tarde. Na sexta, as temperaturas na cidade ficarão entre 13°C e 19°C, apenas.

Palmas amanheceu nesta quinta com 15,1°C, chega a tarde a 23°C, e no sábado (06) as temperaturas na cidade ficam entre 9°C e 18°C.

Em Curitiba as temperaturas ficaram em 15,5°C no amanhecer desta quinta, chegam a 26°C durante a tarde, e não passam de 9°C a 12°C no sábado.

Em Antonina a queda nas temperaturas será ainda mais impactante: a cidade amanheceu com 17°C nesta quinta, chega perto dos 30°C à tarde, e já na sexta-feira fica com os termômetros entre 14°C e 18°C, apenas. No sábado, entre 12°C e 14°C. 

Essa diferença nas temperaturas só não vai impactar quem mora na faixa norte do Paraná, região que continuará registrando máximas ao redor dos 30°C de quinta até o sábado.

As chuvas também serão mais fracas.

“No Norte, as chuvas ocorrem de forma muito localizada, ou seja, podendo ocorrer em bairro sim e outro não dentro da mesma cidade.

Baixos acumulados, de modo geral, desde o Norte Central até o Norte Pioneiro, englobando as regiões de Londrina, de Maringá, Paranavaí até a região de Santo Antônio da Platina, diferentemente do cenário esperado para a metade sul do Paraná”, detalha Furlan.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas.

São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br.

A previsão tem duas atualizações diárias.

Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

FONTE/CRÉDITOS: Agência de Notícias/Governo do Paraná
Comentários:
Portal MB News

Publicado por:

Portal MB News

Lucas Batista assesoria de comunicação Portal MB News

Saiba Mais

/Dê sua opinião

Qual o seu nível de satisfação em relação ao serviço público prestado?

Para participar desta enquete, realize o login em sua conta!

Login Cadastre-se

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Portal MB News no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!